DA REDAÇÃO: Clima - Frente fria provoca queda de temperatura na região Sul

Publicado em 13/08/2013 13:51 e atualizado em 13/08/2013 17:03
384 exibições
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

Uma frente fria no Rio Grande do Sul (RS) provoca queda na temperatura ao longo desta terça-feira (13). Amanhã também deve esfriar em Santa Catarina (SC) e no Paraná (PR). Existe o risco de formação de geadas na madrugada de quarta para quinta-feira (15) entre o norte gaúcho e a região centro-sul do PR, mas nas áreas mais ao norte do estado, onde se produz café, não existe esse risco. Ainda na madrugada de quarta para quinta-feira (15) pode nevar nas regiões mais altas da serra catarinense, uma vez que existe água precipitável no leste da região Sul e a temperatura irá cair bastante.

Enquanto isso uma massa de ar seco ainda toma conta do Brasil central. A estiagem já tem mais de 100 dias entre o oeste da Bahia (BA), o norte de Minas Gerais (MG) e Tocantins (TO) e entre o Mato Grosso (MT) e Goiás (GO) são mais de 70 dias sem chuvas. A expectativa para os próximos dias ainda é de tempo firme nessas áreas e o ar seco toma conta da região central do Brasil, o tempo só irá mudar em São Paulo (SP), parte do Rio de Janeiro (RJ) e Minas Gerais (MG).

A frente fria do RS aos poucos se aproxima do PR e ainda hoje (13) há previsão de chuvas para o estado. Amanhã (14) deve chover entre o centro e o leste paulista e até o fim do dia a chuva deve chegar ao RJ e ao sul de MG. Ainda deve chover no leste da região Sul do Brasil, por isso existe a possibilidade de nevar, mas apenas no alto da serra catarinense. No interior da região, onde não haverá umidade a partir de amanhã devido à temperatura muita baixa, pode gear.

Por outro lado, o tempo permanece seco na região central do Brasil amanhã (14), principalmente no interior do Nordeste e em parte da região Norte. Chove apenas na faixa leste do Nordeste e no extremo norte do país e haverá algumas pancadas de chuvas isoladas no norte do MT.

A expectativa para os próximos dias é de mais de 50mm de chuva entre o nordeste gaúcho e o leste de SC. No Paraná pode chover um pouco e isso pode aliviar alguns produtores e outros não, como os de milho safrinha, que não querem umidade, mesmo que seja pouca. Ao longo da faixa leste da região Sudeste deve chover em torno de 20mm.

Por: João Batista Olivi, Desirée Brandt e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário