DA REDAÇÃO: Parlamentares discutem constitucionalidade da PEC 215 nesta terça-feira (13)

Publicado em 13/08/2013 14:14 e atualizado em 13/08/2013 16:49
Índios não aceitam votação para a PEC 215 e continuam fazendo manifestações em Brasília. Segundo deputado federal Osmar Serraglio, reunião desta terça-feira (13) para discutir a constitucionalidade é uma audiência pública paralela com uma comissão especial, sem votação para a aprovação ou não da PEC, a fim de saber se a emenda constitucional pode ser feita.

Nesta terça-feira (13), a Câmara dos Deputados discute a constitucionalidade da PEC 215, que entre outras coisas, tira o poder da Funai de realizar demarcações de terras  e transfere para o Congresso Nacional. Na audiência pública, não haverá votação para a provação ou não da proposta, e sim saber se a emenda constitucional pode ser feita. 

O grupo de trabalho foi criado em abril pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, para buscar uma solução em torno da questão, após dezenas de índios terem ocupado o Plenário em manifestação contra a PEC 215. Diante do impasse, o presidente da Câmara acabou adiando a votação para o segundo semestre.

Segundo o deputado federal do PMDB-PR, Osmar Serraglio, em audiência na semana anterior, o presidente teria assumido o compromisso de colocar em pauta a votação da proposta. “O presidente sinalizou que o tempo já passou, e que nesta semana a proposta pode ser instalada. Existe uma comissão especial que irá discutir o que nós aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça e que nós podemos legislar sobre isso”, afirma o parlamentar. 

O deputado ainda destaca que há muitos pontos na PEC 215, como a criação ou demarcação de terra indígena sem a indenização das áreas envolvidas. “Hoje, todo mundo é favor dessa medida, enfim as medidas serão sintetizadas e o mais importante é a conclusão. Já temos reservas indígenas suficientes e queremos que a constituição seja respeitada, quando se diz que a reserva é onde os indígenas habitavam em 5 de outubro de 1988”, destaca.  

Em contrapartida, indígenas de várias etnias realizaram um protesto na manhã de hoje em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto. Entre as reivindicações do grupo é o arquivamento da PEC 215, uma vez que os índios temem que a Funai fique fora dos processos de demarcações de terras indígenas. 

“Nós entendemos que precisamos oferecer tratamento aos indígenas a manter as suas tradições, a sua cultura, mas também queremos respeito à constituição, ao direito de propriedade. Precisamos preservar aqueles que foram titulados”, ressalta Serraglio. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    E esse poder soberano dado à FUNAI é constitucional?.... e a CÁTIA alguém tem noticias?... deve ter feito cursso de sumisso com o LULA!

    0