DA REDAÇÃO: Preços do boi gordo devem se manter pressionados até oferta diminuir

Publicado em 14/08/2013 13:02 e atualizado em 14/08/2013 14:20
391 exibições
Boi: Segunda quinzena de todo mês, historicamente, é mais negativa para o mercado, pois o potencial de compra do consumidor é mais fraco, segundo analista. Oferta está acima da demanda total e exportação não é suficiente para escoar o excedente no momento.

Nesse momento, os preços do boi gordo estão pressionados, principalmente devido ao baixo consumo interno. Apenas carnes de primeira estão sendo bem vendidas, já que os brasileiros consomem mais carnes de corte melhor e o grande volume de exportação para diversos países do mundo é de carne da parte dianteira do boi.

De acordo com o analista de mercado da Gradual Investimentos, Élio Micheloni Júnior, historicamente a segunda quinzena de todo mês é sempre mais negativa para o consumo, uma vez que o potencial de compra do consumidor é reduzido. Além disso, após as geadas do último mês o Mato Grosso do Sul (MS), assim como outras regiões, ofertaram boi de pasto coincidindo com a entrada do boi de confinamento no mercado. Com isso, este mês a oferta está acima da demanda total, mesmo com um grande volume de exportações, mas que não é suficiente para limpar o excedente ofertado no momento.

Há 1 mês o mercado estava bastante firme devido a um movimento de oferta de bois, tanto de pasto, como de confinamento. No entanto, agora o movimento é contrário, os preços estão caindo frente a grande oferta e esse excedente precisará ser consumido. Porém, mesmo com essas baixas o mercado não tem oscilado muito, apenas cerca de R$ 2,00.

Micheloni acredita que os preços ainda tem mais algum recuo para fazer até que esse excedente de oferta seja consumido, o que deve acontecer dentro de 1 mês. Mas a expectativa para o mercado é de alta, assim que a oferta de boi de confinamento diminuir, oferta essa que vai até dezembro, mas não parece ser muito grande.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário