DA REDAÇÃO: Produtores do MS aceitam pagamento de terras apenas em dinheiro a vista, diz Advogado

Publicado em 14/08/2013 13:55 e atualizado em 14/08/2013 16:32
Ministro da Justiça esteve em Campo Grande, nesta terça-feira (13), mas segundo advogado dos produtores, governo quer adquirir terras sem gastar dinheiro, com títulos da dívida agrária. Produtores estão perplexos e governo não age de forma responsável a respeito da situação, construindo mais uma dívida.

Nesta última terça-feira (13), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniu com o Governador do Mato Grosso do Sul (MS), André Puccinelli, para discutir a questão indígena no estado.

O governo quer comprar terras onde se encontram propriedades invadidas por índios, mas, para isso, não quer desembolsar dinheiro e apresenta a possibilidade de se negociar com Títulos da Dívida Agrária (TDA). No entanto, esses títulos só podem ser utilizados para adquirir terras para a reforma agrária, assim o governo federal fará uma triangulação com o governo estadual, passando o TDA para o estado em troca de terras para reforma agrária e o governo estadual irá então pagar os produtores após negociar os títulos no mercado de valores.

Dessa maneira a situação permanece como está, sem uma solução para os produtores, que estão perplexos. O Advogado, Newley Amarila afirma que o governo não age de forma responsável, dizendo que quer resolver a questão, mas sem manifestar vontade na prática e sem tomar atitudes concretas, construindo apenas mais uma dívida.

“O produtor quer receber por suas terras o valor de mercado a vista e em dinheiro, o TDA não serve, mesmo que ainda não tenha sido diretamente ofertado aos produtores e sim ao estado para pagar o produtor, se for assim tudo bem, mas se não for, não fecharemos acordo algum”, diz Newley.

O Advogado afirma ainda que os agricultores não podem deixar as suas fazendas serem invadidas porque após a invasão a situação fica muito difícil: “O governo não trabalha de um modo transparente, é omisso, e, com isso, estimula a violência no campo, uma vez que não da segurança jurídica ou prática para os produtores”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário