DA REDAÇÃO: Questão indígena - Para o Governo, PEC 215 é inconstitucional

Publicado em 15/08/2013 13:09 e atualizado em 15/08/2013 15:20
Brasília: Governo é contrário à PEC 215 e acredita que proposta é inconstitucional. Ministra da Casa Civil foi convocada para prestar esclarecimentos ao parlamento sobre demarcações de terras indígenas e terá de aparecer à Comissão em trinta dias. Deputados da Comissão de Integração Nacional foram recebidos pela presidente da Funai.

A Câmara dos Deputados discutiu a constitucionalidade da PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo o poder de decidir sobre a homologação de terras indígenas no país. De acordo com a repórter do Canal Rural, Daniela Castro, o Governo acredita que a proposta é inconstitucional.

Entretanto, a constitucionalidade da PEC 215 já foi aprovada em março de 2012 pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. “Mas como a proposta prevê que o Congresso Nacional dê a palavra final a respeito do tema, o Governo não concorda e mantém essa postura”, diz a repórter.

E para dar encaminhamento à proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, deve autorizar a criação de uma Comissão Especial. Até o momento, todos os partidos já escolheram os seus representantes, menos o PT (Partido dos Trabalhadores).

Embrapa – O Governo impediu que técnicos da Embrapa participassem da audiência pública, que iria acontecer nesta quarta-feira (14), para debater as demarcações de terras indígenas no Paraná. A empresa realizou estudos contestando informações da Funai sobre a criação de um território indígena no estado. 

E em reação a proibição, a Comissão de Integração Nacional e Amazônia convocou a Ministra Chefe da Casa- Civil, Gleisi Hoffmann, a prestar esclarecimentos sobre as demarcações de terras indígenas. A ministra terá um prazo de 30 dias para comparecer à comissão. 

“Caso contrário, ela corre o risco de responder por crime de responsabilidade. E em função dessa convocação, o Governo resolveu ser mais diplomático e nesta quinta-feira (15), os deputados da Comissão de Integração Nacional são recebidos pela presidente da Funai par prestar esclarecimentos sobre as demarcações de terras indígenas”, afirma Daniela. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    Para o governo PEC 215 é inconstitucional, pergunto se invadir é? Não cumprir decisão JUDICIAL é o quê? E a Kátia , alguma noticia?

    0