DA REDAÇÃO: Ministério da Agricultura libera 8 estados como áreas livres de aftosa com vacinação

Publicado em 21/08/2013 09:24 e atualizado em 21/08/2013 14:36
318 exibições
Boi: Oito estados brasileiros são reconhecidos como áreas livres da febre aftosa. Para presidente da Abiec, com a medida a cadeia produtiva passa a funcionar com mais regularidade e a perspectiva é alcançar mercados diferenciados com maior valor agregado.

O Ministério da Agricultura irá liberar 8 estados como áreas livres de aftosa com vacinação. Anteriormente 60% do rebanho brasileiro estavam nesse status e com a autorização do governo esse número passa para 78%.

“Com essa ampliação, teremos um processo que irá, gradativamente, colocar o processo comercial dentro de uma amplitude maior, ou seja, a cadeia produtiva passa a funcionar com mais regularidade porque uma das condições que determina a ampliação da zona livre pelo governo é a perspectiva de se alcançar mercados diferenciados com um maior valor agregado, com isso esses estados a partir de agora passam a poder vender para alguns países que possuem exigências maiores”, afirma Antônio Jorge Camardelli, Presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).

Dentro desses estados que tiveram a diferenciação de status a Abiec irá avaliar as perspectivas de mercado, bem como o comparativo das plantas, para os associados optarem pela exportação ou pelo mercado interno.

Por: Sebastião Garcia e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário