DA REDAÇÃO: Frente fria no RS traz chuva com risco de queda de granizo

Publicado em 21/08/2013 13:53 e atualizado em 21/08/2013 17:21
549 exibições
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

Nesse momento, a água do Oceano Pacífico central está com a temperatura um pouco mais baixa do que o normal. Durante a primavera no Brasil, isso atrasará a chuva no centro do país e na região Sul as chuvas virão com uma grande frequência.

No verão a previsão indica que o Oceano Pacífico terá um leve aquecimento no final do ano e isso também refletirá no comportamento da chuva no Brasil. Para o Rio Grande do Sul (RS), onde o verão costuma ter chuvas abaixo da média, esse aquecimento do oceano é bom porque aumenta a possibilidade de chuvas no estado. Essa previsão também é favorável para o Mato Grosso (MT), com a diminuição do risco de invernadas ao longo da safra de verão, já no Mato Grosso do Sul (MS) ainda poderá ter invernadas, o que pode atrapalhar as colheitas.

Uma frente fria traz chuvas para o sul do RS na noite desta quarta-feira (21) e amanhã (22) também chove no estado, com ventania, trovoada e risco de queda de granizo. Dos próximos dias até o final de semana o sistema deve avançar pelo Sul provocando chuva na maior parte da região. No centro e norte do RS e no sul de Santa Catarina (SC) deve chover em torno de 100mm. A chuva deve chegar ao Paraná (PR) e ao sul do MS, mas nesses dois estados chove com menos intensidade.

No Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste o ar seco predomina em quase toda a região. Ao longo da costa do Nordeste a chuva continua. No início da semana que vem essa frente fria que está no RS passará pela costa do Sudeste, trazendo chuva e frio.

Por: João Batista Olivi, Desirée Brandt e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário