DA REDAÇÃO: Deral-PR levanta dados sobre perdas nas safras de trigo e café após geada negra

Publicado em 21/08/2013 19:06 e atualizado em 21/08/2013 20:05
Trigo: Geada negra que atingiu lavouras do Paraná devastou cerca de 33% da produção total do estado. Ainda falta calcular as perdas em qualidade do cereal. Produção será insuficiente para abastecer o mercado brasileiro que será obrigado a gastar pelo menos US$ 350 milhões com importações.

O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral-PR), em um levantamento inicial dos prejuízos nas lavouras de trigo após a geada negra que ocorreu em julho, estima que 33% da safra foi perdida. A previsão para a produção total da safra era de 2,8 milhões, porém os prejuízos somam cerca de 1 milhão de toneladas.

 Além disso, também há perdas em termos da qualidade que ainda não foram computadas, ou seja, não fazem parte desses 33%. Isso é um impacto bastante forte, já que o Paraná é o principal produtor de trigo do país e essas perdas refletirão em importações brasileiras para suprir o consumo interno.

“Em uma estimativa inicial, mas isso depende do tipo de trigo que será importado para formar um mix de farinhas, o impacto dessas perdas será de 300 a 350 milhões de dólares gastos com importações que serão necessárias para suprir a perda de 1 milhão de toneladas de trigo no Paraná”, afirma Francisco Simioni, Diretor do Deral-PR.

O café também apresentou muitas perdas, principalmente para a safra 2013/14. Este ano a produção é de 1,7 milhões de toneladas e a expectativa é que 60% da produção do próximo ano esteja completamente comprometida em função dos cortes nas plantas após as geadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário