DA REDAÇÃO: Em Buerarema (BA), índios invadiram propriedade rural neste domingo (25)

Publicado em 26/08/2013 10:54 e atualizado em 26/08/2013 11:57
Produtor de 70 anos e sua esposa são agredidos e feitos reféns dentro da própria fazenda no Sul da Bahia. Ao saber do caso, outros produtores da região, pediram intervenção da força policial que se restringiu a pedir apenas a saída do casal da propriedade.

Neste último domingo (25), em Buerarema (BA), índios invadiram uma propriedade rural. Os invasores saquearam a sede da fazenda e agrediram o proprietário, que ficou refém dos índios até a chegada da polícia.

5 horas após a invasão a polícia chegou ao local, mas não retirou os índios, alegando que o governo iria decidir se essas terras são indígenas ou não. Nessa situação, os proprietários foram retirados do local com 24h para pegar os seus bens na fazenda.

“Eu comprei essas terras em 1984 e nessa época não havia índios na região. Agora eu aluguei um local para guardar o que eu consegui retirar da fazenda e estou dormindo na casa de amigos”, diz o proprietário da fazenda, Rosival Cardoso.

Até esse momento os índios continuam na propriedade invadida e nenhuma atitude foi tomada por parte da polícia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • RUY GOMES BUERAREMA - BA

    Também tive minha chácara de 14ha invadida e saqueada, roubaram tudo que havia na propriedade, um prejuízo de uns R$15.000. Ao efetuar o BO na PF, me falaram que tenho que aguardar a decisão final do governo, se a terra é ou não indígena. A que ponto chegamos... a polícia sabe quem são e onde estão os criminosos e mesmo assim diz que não podem fazer nada. A Constituição não tem mais nenhum valor no Brasil? Onde está o direito de propriedade? De fato, o governo Dilma diz que cumpre as Leis, ao expulsar à bala de borracha e Gás, mulheres e crianças indefesas em São Luis no MA, mas proíbe o cumprimento de decisão judicial na reintegração de posse e expulsão dos índios invasores no MS. "Segundo o censo IBGE 2010, no Brasil 0,4% da população cerca de 800 mil pessoas são indígenas; os quais ocupam quase 14% do território nacional. Nos Estados Unidos segundo o site oficial da CIA The World Factbook, 4,4% da população o que corresponde a 16 milhões de pessoas são indígenas; os quais ocupam 1% (um por cento) do território. Fazendo as contas, enquanto no Brasil, cada índio ocupa cerca de 150ha, nos EUA cada índio ocupa menos de um hectare (0,6ha) e não obstante a esta adversidade, os índios de lá vivem em harmonia com o homem branco. Quem alimenta o povo Brasileiro inclusos aqui muitos índios 'aculturados que vivem nas cidades', é o pequeno agricultor, muitas vezes detentor apenas de 1 ou 2ha de terra. Conclusão, já há sim muita terra pra pouco índio." Está ná hora do povo brasileiro refletir sobre o que está acontecendo e tomar uma atitude firme contra este governo autoritário.

    0
  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Não se enganem, está implantada a revolução comunista no Brasil.Direito à propriedade já se foi.

    0
  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    Sr. Antonio Reinaldo é tudo isso aí que tu disseste e muito mais.Porém acho que daqui para frente vergonha e indignação não vai mais resolver nossos problemas.O pessoal do Dia da Dependência coordenado pelo Mascarenhas de Amambai acharam a saída, vamos colocar algo em pratica que golpeará muito forte esse governinho ridículo, não vender a produção por períodos intermitentes, fazer o pessoal da cidade acordar desse berço esplendido ao colocar a mão fundo no bolso para comprar alimentos e se virar contra esse petezinho de meia tigela, pior quando a inflação começar a subir, vai ser um corre corre e aí começaremos a ditar o jogo desse país, é nós mesmos, os que produzem tem direito de administrar, cuidar, zelar, ditar as regras. A arma pacífica e letal aos desonestos do poder está nas nossas mãos, vamos começar todos a usá-la devagar até aprendermos definitivamente a manuseá-la. Tenho certeza que o produtor com sua garra, simplicidade e virtudes pode fazer isso na medida certa e fazer desse país não "UM PAIS DE TODOS", mas "UM PAIS DE TODOS OS JUSTOS".

    0
  • Divino Yuslley Aparecido Ferreira Trindade - GO

    Já que não tem Lei, Poder Politico, Judiciario ou Publico..

    Façam sua Lei...Quem pode mais engole o outro..

    Só assim serão preservados os direitos de quem produz...

    0
  • ANTONIO REINALDO SCHNEID Maracaju - MS

    Exemplo de um país sem leis. A sociedade brasileira não pode dizer ou ditar o que é melhor para o seu povo. A representação política, o poder judiciário e o poder público que possuem o dever de permitir direitos ao cidadão e a população em geral, não cumprem seu papel, em detrimento de uma minoria imposta de direitos questionáveis. Será que estamos vivendo um regime totalitário ou democrático? Será que não existe nesse país, alguém que veste o manto do direito constitucional e tome uma atitude a favor da democracia ou estamos a mercê de um novo Zorro para ver justiça?

    Vergonha e indignação são as palavras mais sensatas para esse quadro.

    0