DA REDAÇÃO: Áreas invadidas por índios no sul da Bahia pertencem a etnia Tupinambá de Olivença, diz Funai

Publicado em 26/08/2013 13:05 e atualizado em 26/08/2013 17:37
Brasília: Segundo Funai, área invadida no sul da Bahia já está delimitada para os índios Tupinambás. Equipe do órgão iria apurar os últimos acontecimentos in loco, mas desistiu por questões de segurança, uma vez que viatura de saúde indígena foi queimada. Ainda não se sabe quais atitudes serão tomadas a respeito da situação. Polícia Federal disse que não trata dessa questão.

Na região de Buerarema (BA), fazendas foram invadidas por índios Tupinambá de Olivença e, segundo a Funai, essa área, mais de 47 mil hectares, já é delimitada como pertencente a terra indígena dessa etnia. A delimitação desse local foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de abril, com isso a Funai diz que a área pertence aos povos indígenas.

Uma equipe da Funai iria a região para apurar sobre os conflitos que estão ocorrendo, porém, de acordo com a Funai, a equipe desistiu por questões de segurança, já que uma viatura de saúde indígena teria sido queimada por manifestantes contrários a demarcação de terras indígenas. Além disso, vias também estão sendo bloqueadas pelos manifestantes.

A assessoria de comunicação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ainda não respondeu que atitudes serão tomadas nesse caso e se a Polícia Federal ou a Força Nacional serão deslocadas. A Polícia Federal em Brasília afirma que não trata dessa questão, enquanto a superintendência na Bahia diz que o assunto deve ser tratado na delegacia de Ilhéus, mas eles ainda não deram informações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    Eatou quese nos 50 e achei que não seria possivel se desconstruir um pais de pessoas mansas como é o nosso, achei que depois do Sarney nada pior poderia acontecer, pois aconteceu, alem dos comunistas, pasmem..... o Sarney voltou junto com eles. Sera que vamos ver novos movimentos separatistas? sera que algum dos nossos juizes supremos vai obrigar que "A LEI" seja cumprida? vamos quem sabe pedir o "IMPEDIMENTO" deste desmando? a "KATIA" alguem sabe? sera............

    0