DA REDAÇÃO: No RS, produtores de trigo estão apreensivos com o clima

Publicado em 26/08/2013 13:05 e atualizado em 26/08/2013 15:31
Expointer: Produtor de trigo se mostra preocupado com as chuvas e o frio no Rio Grande do Sul, que são motivos de atenção nesta semana para os triticultores do estado. Maior parte das lavouras está em fase de emborrachamento, um período bastante sensível aos fenômenos da natureza.

Esta semana, o clima frio e chuvoso no Rio Grande do Sul (RS) preocupa os agricultores em relação ao andamento das lavouras de trigo, que podem ser prejudicadas.

O trigo vem se desenvolvendo de maneira favorável e, nesse momento, está na fase de emborrachamento, período crítico para a cultura. Em algumas regiões do RS, onde as lavouras foram plantadas precocemente, o frio já prejudicou a produção.

Os estoques de trigo em todo o mundo estão bastante reduzidos e a produção do RS é fundamental, já que algumas lavouras tiveram grandes perdas devido a problemas climáticos, como no Paraná (PR) e na Argentina. O Presidente da Comissão de Irrigantes da FARSUL, João Augusto Telles, afirma que a expectativa dos produtores gaúchos é grande porque eles aumentaram a área de plantio de trigo, investiram em tecnologia e a perspectiva é de uma safra com boa produtividade, caso não ocorra nenhum problema com o clima nos próximos 15 dias.

No estado já houve alguns negócios antecipados para esta safra, mas a grande maioria dos produtores está aguardando para fazer a comercialização após a colheita, uma vez que para essa cultura, diferentemente da soja e do milho, é necessário a garantia do produto com qualidade e quantidade para se realizar a comercialização.

Telles diz que no RS os preços estão entre R$ 38,00/saca e R$ 40,00/saca e que os produtores conseguirão obter uma boa renda aproveitando os preços nesse momento, mesmo com o alto custo de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário