DA REDAÇÃO: Trigo - No PR, geadas desta madrugada podem ter prejudicado as lavouras ainda mais

Publicado em 28/08/2013 13:03 e atualizado em 28/08/2013 15:39
Geadas: Nesta madrugada, geadas na região Sul afetaram novamente as lavouras do Paraná (PR). 30% das lavouras estão em fase sensível a geadas, mas perdas ainda não foram contabilizadas. Nas geadas do final de julho, o estado já perdeu cerca de 1 milhão de toneladas da produção prevista.

Nesta madrugada, geadas na região Sul podem ter prejudicado as lavouras de trigo do Paraná (PR), já que 30% das plantações estão em uma fase suscetível a geadas. No entanto, esses prejuízos ainda não foram contabilizados.

De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), as geadas que ocorreram no final do mês de julho proporcionaram uma quebra de 33% na safra de trigo do Paraná. Com isso, a projeção para a safra do estado caiu de 2,7 milhões de toneladas, para 1,7 milhões de toneladas.

O analista da Safras & Mercado, Élcio Bento, afirma que ainda não se sabe qual é a real perda nas lavouras do Paraná em termos de qualidade. Porém, os primeiro lotes de trigo colhidos no estado vieram com uma qualidade bastante ruim e serão utilizados para ração animal. No Rio Grande do Sul (RS), as chuvas que ocorreram nos últimos dias não são favoráveis para a produção, mas, por enquanto, o efeito climático ainda não foi tão prejudicial como no Paraná.

Com essa situação, a estimativa para a produção nacional de trigo diminuiu para 4,6 milhões de toneladas, das 6 milhões de toneladas previstas anteriormente. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário