DA REDAÇÃO: Seca nos EUA prejudica lavouras de soja e milho

Publicado em 28/08/2013 13:28 e atualizado em 28/08/2013 16:59
598 exibições
Grãos: Lavouras norte-americanas sofrem com a seca e as plantações de soja encontram dificuldades para se desenvolver. A situação se agravou e as previsões climáticas não indicam chuvas para o Corn Belt nos próximos dias, segundo presidente da Aprosoja Brasil.

Nos EUA, as lavouras enfrentam problemas com o clima seco. As áreas com plantações de soja que não têm irrigação apresentam 30% a menos de vagens. Nesse momento a situação se agravou e não há previsão de chuvas em dois terços do Corn Belt para os próximos 10 dias, ultrapassando o limite de tolerância das plantas. Para o milho a situação é ainda pior, já que a cultura precisa de mais água do que a soja.

Em uma mesma área onde há o plantio de soja e de milho, enquanto a soja perde 10% com a falta de água, o milho perde 30% e, com o atraso de 20 dias no plantio, a situação se agravou ainda mais. Em Iowa, um dos principais estados produtores do país, já foi decretada oficialmente a seca.

O Presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, aconselha os produtores brasileiros a aproveitarem os momentos de alta do mercado climático para fazer médias, uma vez que não se sabe até onde os preços irão chegar.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário