DA REDAÇÃO: Sub-produtos da agricultura podem ser usados na produção de ração para gado

Publicado em 29/08/2013 13:48 e atualizado em 29/08/2013 17:28
Armazenagem: Impurezas que acompanham cereais na colheita podem ser úteis para a alimentação de bovinos sendo selecionadas na pré-limpeza dos grãos. Em 10 mil toneladas de grãos pode se gerar até 200 toneladas de subprodutos para ração animal.

Diante de um cenário em que os ganhos reais na agricultura estão cada vez mais decrescentes, é sempre importante minimizar perdas no campo. É o que defende o engenheiro agrônomo Armando Portas. Ele explica que algumas sobras da produção de grãos, como galhos, pedaços de grão, pontas de sabugo e palhas podem ser usados na alimentação do bovino. “Quando eu faço uma pré-limpeza da lavoura, posso separar esses sub-produtos e usá-los para fazer uma ração para alimentar meu gado”.

Portas explica que é fundamental fazer uma análise bromatológica deste material vegetal para saber quais são as fibras e proteínas encontradas nesses produtos. Com este simples manejo, o produtor pode economizar bastante na hora de engordar seu gado. Segundo o engenheiro, uma produção de 10 mil toneladas de grãos / ano pode gerar até 200 toneladas de subprodutos que podem ser usados na produção de ração animal.    

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Armando Portas / Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário