DA REDAÇÃO: Pecuária é a atividade de menor rentabilidade no setor agrícola, apontam estudos

Publicado em 29/08/2013 13:57 e atualizado em 29/08/2013 15:36
Pecuária: Rentabilidade do setor é a mais baixa de todas as atividades agrícolas devido aos preços da arroba e aos custos de produção. Porém, os pecuaristas podem melhorar a situação com novas tecnologias e manejo das pastagens.

Evento realizado hoje na Expointer fechou o primeiro ciclo da rota da pecuária, um tour organizado por representantes do setor, com a Scot Consultoria e o Canal Rural. O grupo percorreu cinco estados e visitou 80 fazendas brasileiras para fazer em 51 dias para realizar um levantamento de dados da atividade. 

De acordo com estudos, a rentabilidade no setor da pecuária é a mais baixa entre as atividades agrícolas no Brasil. Antônio Guimarães, analista da Scot Consultoria, conta que a pecuária tem sido prejudicada pelos altos custos de produção e baixos preços baixos pagos pela arroba da carne. “Tanto a pecuária feita com baixa tecnologia quanto aquela baseada na tecnologia crescente têm tido rentabilidade baixa”. Guimarães conta ainda que várias técnicas de manejo podem aumentar essa rentabilidade.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista e Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • João Biermann Tapera - RS

    Pecuária que dá lucro é a de custo baixo... Quem quiser investir pra trabalhar pra frigorífico fique a vontade.

    Várias técnicas de manejo podem aumentar a rentabilidade? Quais?

    0
  • Terence Groot Cassilândia - MS

    Queridos amigos analistas, quero aqui mais uma vez expressar minha opinião como pecurista. Quando se fala em tecnologia, se fala em mais dinheiro no sistema, creio eu que se o mercado é o tal "péssimo", criado pelo monopolio dos frigorificos, acredito que vossa analise possa ser um pouco perigosa, na questão de investimento. Se o pecuarista esta quebrado, vai ter que pegar dinheiro emprestado para "investir em um negócio que não dá retorno", como vc mesmo diz acima até as fazendas que ja empregaram tais tecnologias estão sofrendo. Neste caso como posso ser orientado a colocar dinheiro na terra para depois pagar o banco sem rentabilidade, afinal emprestado não é dado?

    A saida de melhor opção acredito será diversificar a produção(o que ja ocorre), diminue-se a boiada, os frigorificos pequenos quebram, e a longo prazo o momopolio sobe os preços pois não terão mais concorrentes, e com certeza criarão uma série de regulamentações para o setor que ficará dificil os pequenos voltarem a atividade, como ja é feito como os pequenos produtores que são multados todos os dias para que abandonem o campo e se tornem peões da grande industria.

    0