DA REDAÇÃO: Lavouras de grãos do Paraná terão perdas devido à problemas climáticos

Publicado em 29/08/2013 19:20 e atualizado em 30/08/2013 19:53
Grãos: Geada negra no final de julho já resulta em perda de 2 milhões de toneladas no trigo e no milho. No entanto, geadas dessa semana devem somar mais perdas para os cereais a serem calculados pelo Deral. Produção de café no Paraná também fica comprometida na próxima safra.

No Paraná (PR) as safras de grãos enfrentaram problemas climáticos este ano. No mês de junho houve excesso de chuvas e no mês de julho ocorreu um frio intenso, com geadas nos dias 24 e 25, que reduziram a expectativa inicial de produção em 2 milhões de toneladas, para 36,8 milhões de toneladas, sendo que as perdas foram de 1 milhão de toneladas na safra de trigo e de mais 1 milhão de toneladas na safra de feijão.

Para o milho safrinha, cerca de 85% de uma área de 2,1 milhões de hectares de hectares já foram colhidos. A atual fase do milho é de maturação e, nesse estágio, o grão não sofre mais com o clima. Segundo o Diretor do Deral -PR (Departamento de Economia Rural do Paraná), Francisco Simioni, a produção de milho do estado ficará ao redor de 10,5 milhões de toneladas.

Nesta semana, nas madrugadas de terça para quarta-feira (28) e de quarta para quinta-feira (29), mais uma vez, ocorreram geadas nas lavouras do Paraná e áreas de trigo foram atingidas. Grande parte dos 976 mil hectares de plantação de trigo está nas principais fases suscetíveis a esse tipo de evento, que são a floração e a frutificação.

Já para o café, as perdas com as geadas serão refletidas em 2014, com o comprometimento da capacidade produtiva das plantas. De acordo com Francisco, um levantamento do Deral estima que 60% do café será prejudicado no próximo ano: “Torcemos para que as plantas reajam de uma forma diferente e esse prejuízo estimado seja minimizado, porém a geada foi bastante forte e prejudicou muito os cafezais do Paraná”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sérgio Braga e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário