DA REDAÇÃO: Cenário firme para preços do boi gordo

Publicado em 02/09/2013 13:59 e atualizado em 02/09/2013 15:41
Boi: Cenário é de preços firmes e deve haver uma evolução maior dos preços. Oferta de gado é limitada e demanda agregada é bastante razoável. O consumo interno está se mantendo e as exportações estão em bons patamares, aumentando mês a mês, uma tendência que deve continuar neste ritmo até novembro.

O cenário de preços para o boi gordo é firme devido à redução da oferta. A cotação do contrato outubro na BM&F está a R$ 107,00/@ e existe a possibilidade de aumento.

De acordo com José Vicente Ferraz, da Informa Economics FNP, os preços para o boi gordo podem subir ainda mais frente a uma oferta de gado limitada e a uma demanda razoável, podendo atingir R$ 110,00/@ no mercado futuro.

“O consumo interno não está fraco, pelo contrário, está, no mínimo, se mantendo. As exportações estão indo bem, vem se superando mês a mês e acredito que esse ritmo deve continuar, pelo menos, até novembro, quando pode ocorrer um arrefecimento devido ao final do ano”, afirma Ferraz.

Os preços elevados não são favoráveis para os consumidores, porém, se isso representasse um ganho satisfatório para o produtor, em médio e longo prazo haveria investimentos, ganhos de produtividade, maior oferta e uma estabilização do mercado. No entanto, existe uma forte pressão de custos na pecuária e um desequilíbrio de rentabilidade se comparada a outras atividades do agronegócio.

Ferraz diz que isso faz com que haja uma preocupação de que os investimentos na pecuária não ocorram na velocidade que se esperava, criando um panorama em médio prazo em que não há grandes aumentos na oferta. Com isso, o mercado tende a ficar pressionado com os preços em alta, o que é ruim para o consumidor e também para o produtor, já que ele tem custos mais elevados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário