DA REDAÇÃO: Soja encerra pregão eletrônico da CBOT em alta

Publicado em 06/09/2013 11:28 e atualizado em 06/09/2013 12:50
Soja: Mercado caminha de lado nesta sexta-feira (6) em Chicago com atuação dos fundos e expectativas sobre o clima nos EUA e números que o USDA divulga no próximo dia 12. No mercado interno, preços têm algum recuo em função de uma ligeira baixa do dólar.

Nesta sexta-feira (6), a soja encerrou o pregão eletrônico da Bolsa de Chicago em alta, com o vencimento setembro subindo mais de 10 pontos.

De acordo com Leonardo Mussury, da Bocchi Administradora de Negócios, o mercado da soja deve se manter volátil até a definição da safra norte-americana, com os fundos realizando lucros em alguns momentos e comprando em outros. No mercado interno, a soja em Dourados (MS) está em torno de R$ 67,00/saca, com referência para liquidação no Porto de Paranaguá ou Santos. Os produtores aguardam as previsões climáticas dos EUA na expectativa de preços melhores.

O mercado também espera a divulgação do relatório do USDA na próxima quinta-feira (12), justamente pelas condições climáticas nos EUA. Leonardo afirma que sempre quando irá sair alguma informação sobre a safra, o mercado fica apreensivo e, nesse momento, nunca houve tanta volatilidade, tanto no câmbio, quanto em Chicago, que oscila devido ao clima e também ao câmbio.

Por outro lado, os preços do milho melhoraram um pouco, com o produtor retendo a oferta para buscar bons preços e com o governo fazendo alguns contratos de Pepro. No entanto, ainda assim, os preços estão aquém do mínimo. Segundo Leonardo há muito milho no mercado, sendo que, mesmo com os problemas climáticos, a safra norte-americana deve ficar em torno de 340 milhões de toneladas, e, com isso, é difícil o mercado subir.

Para a safra de soja dos EUA, as primeiras estimativas apontavam uma produção de 93 milhões de toneladas, enquanto as atuais previsões indicam cerca de 85 milhões de toneladas. Nesse cenário, com a demanda aquecida e a expectativa de que apenas a China irá comprar 10% a mais do volume comprado em 2012, a soja pode viver uma situação de racionamento.

Na próxima semana, o mercado internacional da soja continua dependendo do clima. Leonardo diz que se não chover e ocorrerem mais deteriorações nas condições de lavoura, o que sinaliza uma safra menor, os preços não devem ter riscos. Porém, para o milho, caso o governo não faça uma intervenção, as perspectivas não são favoráveis para os preços, já que existe uma grande oferta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário