DA REDAÇÃO: Questão indígena – Propriedades continuam invadidas e famílias estão acampadas em frente à praça de Buerarema (BA)

Publicado em 06/09/2013 13:54 e atualizado em 06/09/2013 16:47
Índios Tupinambás ocupam propriedades de agricultores com apenas 3 hectares, pequenos proprietários assentados do Incra. Área é uma das maiores de investimento do Pronaf. Cidade está inteira mobilizada com a questão e comércio está com as portas fechadas.

Na região Sul da Bahia, a situação permanece crítica. As pequenas propriedades, com apenas 3 hectares, continuam invadidas por índios da etnia Tupinambá. Cerca de 50 famílias que foram obrigadas a deixar as suas casas, estão vivendo em barracas em frente à praça do Buerarema. Ao todo, mais de 22 mil pessoas poderão deixar as suas casas. 

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, Geraldo Aragão, a cidade inteira está mobilizada com a questão e o comércio está com as portas fechadas. “A qualquer momento poderemos ter uma revolução aqui, igual a que tivemos quando cerca de 8 mil pessoas saíram às ruas para protestar contra essa falta de Governo”, explica. 

A área requerida pelos índios Tupinambás, cerca de 47 mil hectares, também envolve 5 pequenos assentamentos do Incra. O presidente também explica que a área é uma das maiores de investimento do Pronaf, de agricultura familiar. 

“E de uma hora para outras a Funai vem junto com uma antropóloga dando o relatório, mas no livro, publicado há algum tempo, a especialista nega a presença dos índios Tupinambás na região. Mas depois ela escreveu o laudo confirmando a presença dos indígenas na região”, relata Aragão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • leandro moschini Erechim - RS

    nao entendo como o poder publico demora tanto para frear esse absurdo que esta acontecendo em nosso pais.......como diz a musica " que pais é esse ", quanta injustiça....... o brasil esta criando um imenso problema.............que só no futuro saberemos as consequencias..... ... ou quando um indigena ivadir a sua casa e te expulsar, dizendo que a propriedade é sua, ........ ou o brasil acaba com a funai ou a funai acabara com o brasil........ CPI DA FUNAI JÁ.

    0