DA REDAÇÃO: Mercado internacional ainda não reage frente à medidas para cafeicultura

Publicado em 10/09/2013 13:03 e atualizado em 10/09/2013 17:06
Café: Mercado internacional ainda não reage ao anúncio dos leilões de opções da Conab. Leilões devem beneficiar, especialmente, os pequenos produtores. A retirada das 3 milhões de sacas de café do mercado, deverão dar suporte aos preços do grão.

Houve um atraso por parte do governo em adotar as medidas de apoio à cafeicultura. Porém, nesse momento, os leilões já foram definidos para os dias 13, 20 e 27 de setembro, mas ainda não se sabe qual efeito isso trará para os preços do café, uma vez que no mercado internacional as cotações ainda não reagiram porque, aparentemente, o mercado não acredita na retirada de 3 milhões de sacas.

No entanto, o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, afirma que essa retirada irá acontecer, contemplando principalmente o pequeno produtor por meio das suas cooperativas, que estão se organizando para repassar essa compra de opções.

“Essa retirada de café é muito importante para sustentar o mercado, que pode não acreditar, mas irá acontecer e, consequentemente, os preços devem ser sustentados, uma vez que houve muita chuva nas regiões produtoras do país e não existe uma grande quantidade disponível de café de boa qualidade”, diz Francisco.

O pacote do governo de apoio à cafeicultura não abrange apenas os leilões para 3 milhões de sacas, mas também mais 5 bilhões de reais que serão oferecidos ao produtor para custeio e estocagem, com isso, toda essa contemplação de medidas pode fazer com que o mercado tenha uma reação diferente de agora em diante.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi, Marcelo Lara e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Giovane Carvalho Gonçalves Botelhos - MG

    ai meus deus do ceu....o cafe nao vai melhora de preço com esses leiloes,nem sei mais oque....tananam,tananam,!o negocio ta feio e vai continua feio!!!tem gente q acredita ainda...

    0