DA REDAÇÃO: Na região de Maringá (PR), produtores iniciam plantio de soja após dia 25 de setembro

Publicado em 11/09/2013 19:16 e atualizado em 11/09/2013 19:53
Safra 2013/14: Produtores da região de Maringá (PR) devem iniciar o plantio da temporada depois do dia 25 de setembro, mesmo que o vazio sanitário termine no próximo dia 15. Planejamento visa preservar janela de plantio da safrinha.

Na região de Maringá (PR), o vazio sanitário termina no próximo dia 15, porém os produtores iniciam o plantio após o dia 25 de setembro, uma vez que as sementes plantadas logo no final do vazio sanitário geram um diferencial no índice de produtividade de 8 a 15 sacas por hectare a menos.

Segundo o produtor rural, Valdir Edemar Fries, o microclima da região é propenso para começar o plantio no final de setembro e início de outubro, quando há um aumento na produtividade em relação ao plantio realizado mais cedo: “Como a região em sua maioria é de pequenas e médias propriedades e com tecnologia bastante rápida, nós não nos precipitamos em iniciar o plantio logo após o vazio sanitário, até porque no noroeste do Paraná (PR) há um risco menor de ocorrerem geadas nos meses de maio e junho, assim plantando a soja no final de setembro e início de outubro, nós encerramos o plantio do milho até o dia 10 de fevereiro, que ainda é uma boa época”.

Cerca de 90% dos produtores da região plantam soja no verão e milho no inverno, apenas os agricultores que costumam fazer rotação de cultura mantêm de 20% a 30% da área com milho no verão. Neste ano, as sementes de soja utilizadas serão a convencional e a RR1 devido aos custos de produção, já que os produtores da região ainda não chegaram a um acordo com a Monsanto para aderir à nova tecnologia da RR2 Intacta. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário