DA REDAÇÃO: Equipamentos definitivos de armazenagem podem trazer mais lucros aos produtores

Publicado em 12/09/2013 13:38 e atualizado em 12/09/2013 17:59
Armazenagem: Produtor pode obter economia em fretes se reduzir a umidade dos grãos com um equipamento definitivo de armazenagem, que possui sistema de limpeza e de secagem, o que não é oferecido pelos equipamentos temporários.

Os equipamentos definitivos de armazenagem permitem um trabalho mais seguro e também economia de tempo e produto, gerando um lucro maior para o produtor. Já os equipamentos provisórios não tem o sistema de secagem e de limpeza, portanto não vão conseguir reduzir a umidade e tirar as impurezas dos grãos, enquanto os armazéns definitivos têm o recebimento, a carga, a descarga, a limpeza e, principalmente, o mecanismo de secagem dos grãos, sendo que com a secagem o produtor pode trazer cereais com 30% de umidade. Com isso, esse equipamento traz ganhos aos agricultores.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Armando Portas, se o produtor colhe, em média, 18% de grãos com umidade, para guardar esse cereal é necessário trabalhar com 12% de umidade. Essa diferença de 6% em uma lavoura que produz 10 mil de toneladas por ano equivale a 600 toneladas, que necessitam de 40 caminhões para serem transportadas, ou seja, deixando de pagar o valor do frete para levar os grãos para secar, o produtor obtém lucro.  

Além disso, ainda há os 2% de impurezas que são retirados dos cereais, equivalentes a 200 toneladas, que precisam de mais 14 caminhões para serem transportadas. Portanto, com um sistema adequado de armazenagem, com silos e secadores, o agricultor pode fazer economia na colheita dos grãos e ter um maior espaço de tempo no campo para ter outra atividade na mesma propriedade, que também traga lucros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário