DA REDAÇÃO: Equipamentos definitivos de armazenagem podem trazer mais lucros aos produtores

Publicado em 12/09/2013 13:38 e atualizado em 12/09/2013 17:59
381 exibições
Armazenagem: Produtor pode obter economia em fretes se reduzir a umidade dos grãos com um equipamento definitivo de armazenagem, que possui sistema de limpeza e de secagem, o que não é oferecido pelos equipamentos temporários.

Os equipamentos definitivos de armazenagem permitem um trabalho mais seguro e também economia de tempo e produto, gerando um lucro maior para o produtor. Já os equipamentos provisórios não tem o sistema de secagem e de limpeza, portanto não vão conseguir reduzir a umidade e tirar as impurezas dos grãos, enquanto os armazéns definitivos têm o recebimento, a carga, a descarga, a limpeza e, principalmente, o mecanismo de secagem dos grãos, sendo que com a secagem o produtor pode trazer cereais com 30% de umidade. Com isso, esse equipamento traz ganhos aos agricultores.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Armando Portas, se o produtor colhe, em média, 18% de grãos com umidade, para guardar esse cereal é necessário trabalhar com 12% de umidade. Essa diferença de 6% em uma lavoura que produz 10 mil de toneladas por ano equivale a 600 toneladas, que necessitam de 40 caminhões para serem transportadas, ou seja, deixando de pagar o valor do frete para levar os grãos para secar, o produtor obtém lucro.  

Além disso, ainda há os 2% de impurezas que são retirados dos cereais, equivalentes a 200 toneladas, que precisam de mais 14 caminhões para serem transportadas. Portanto, com um sistema adequado de armazenagem, com silos e secadores, o agricultor pode fazer economia na colheita dos grãos e ter um maior espaço de tempo no campo para ter outra atividade na mesma propriedade, que também traga lucros.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário