DA REDAÇÃO: Milho - Demanda chinesa pode abrir espaço para o Brasil no mercado internacional

Publicado em 13/09/2013 19:01 e atualizado em 13/09/2013 21:48
Milho: Apesar da grande produção norte-americana que entrará no mercado nos próximos meses, cotações em queda atraem demanda chinesa. No Brasil, demanda interna por rações abrem oportunidades de escoamento e para sustentação dos preços aos produtores.

Com a grande produção norte-americana de milho que entrará no mercado nos próximos meses, o grão está ficando barato para os chineses comprarem nos níveis em torno de US$ 4,00/bushel. Esse patamar é interessante para a China importar, uma vez que o país teve grandes problemas na sua safra de grãos este ano. Na última semana, os chineses já compraram grandes volumes de milho na Ucrânia e na Argentina e compraram também sorgo dos EUA para ração, o que mostra que o país pode voltar a comprar milho.

De acordo com o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, no mercado interno, para o que resta da safrinha para ser comercializada é muito importante que a China continue comprando de outros países porque abre espaço para o Brasil vender esse milho no mercado internacional, provavelmente em janeiro, fevereiro e março, quando a safra dos EUA também começa a diminuir o ritmo de vendas e no leste europeu e na Ucrânia já não haverá grandes volumes.

Nesse momento, o Brasil ainda tem contratos para embarque em outubro e novembro, mas já não saem muitos negócios, uma vez que os níveis não estão interessantes para o produtor. No Porto de Paranaguá os preços estão em torno de R$ 23,50, o que resultada em 7 ou 8 reais no Mato Grosso (MT), valor inviável para os produtores.

Brandalizze afirma que principalmente nos estado centrais, como Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO), o período mais baixo de preços do ano já passou e de agora em diante os produtores que ainda têm grandes volumes estão capitalizados e podem segurar esse milho por cerca de 6 meses, quando eles terão valores melhores porque o mercado interno também precisará de milho.

Soja: Segundo Brandalizze, vale a pena carregar a soja mais para frente para atender o mercado interno porque não haverá soja no Brasil, já que a comercialização foi muito forte e a soja que existe nesse momento será mais valorizada nos próximos meses na demanda interna.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário