DA REDAÇÃO: Produtores estão esperançosos com liberação de defensivos para combater Helicoverpa

Publicado em 16/09/2013 13:13 e atualizado em 16/09/2013 15:08
330 exibições
Helicoverpa: Governo sinaliza que irá liberar defensivos para combater a praga de forma mais eficaz. Produtores se mostram esperançosos, após muitas perdas no oeste baiano por não poderem utilizar novo inseticida.

Em entrevista ao Canal Rural, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sinalizou que, nos próximos dias, poderá ser liberado o decreto que autoriza o uso de defensivos contra a Helicoverpa. A decisão, bastante aguardada pelos produtores, poderá trazer melhores perspectivas para a próxima safra.

O presidente do sindicato Rural de Luis Eduardo Magalhães (BA), Vanir Kölln, está esperançoso com a possibilidade do anúncio. O oeste da Bahia foi uma das regiões que mais sofreram com o ataque da praga. "Tivemos muitas perdas por não podermos usar os defensivos e combater de forma eficaz", afirmou, em entrevista à segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.

Kölln aponta que o decreto precisa ser mais feito o mais rápido possível, pois, caso demore a sair, a Helicoverpa poderá se desenvolver junto à nova safra. Ele lembra que as perdas da safra passada custaram caro para o Brasil e para o bolso do produtor. "Espero que haja sensibilidade por parte do governo federal", declara.

Além da Helicoverpa, o presidente apontou que alguns problemas como o clima, o código florestal, a falta de infraestrutura e a logística deficitária também são alguns outros desafios presentes na rotina dos agricultores brasileiros.

Por: Kellen Severo // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário