DA REDAÇÃO: Governo irá liberar R$ 400 milhões para próxima safra de trigo do RS

Publicado em 16/09/2013 13:16 e atualizado em 16/09/2013 19:42
322 exibições
Trigo: 400 milhões de reais serão liberados para a próxima safra no Rio Grande do Sul para financiar moinhos, cooperativas e cerealistas, a fim de aumentar a produção. Interessados já podem procurar agentes financeiros para ter acesso ao crédito, que será liberado no início da colheita, em outubro.

No Rio Grande do Sul (RS), para a próxima safra de trigo 400 milhões de reais serão disponibilizados para o financiamento de cooperativas, moinhos e cerealistas. A medida visa facilitar a aquisição do trigo e aumentar a produção do estado.

Os créditos terão valores diferentes com juros de 5,5% ao ano e os interessados já podem procurar os agentes financeiros para a contratação do financiamento. Os valores serão liberados no período da colheita, a partir do mês de outubro.

De acordo com Cláudio Fioreze, Secretário Adjunto de Agricultura do RS, essas medidas visam que os produtores rurais tenham um capital de giro para comprar trigo em novembro e poderem segurar o trigo dentro do estado e só irem liberando à medida que for necessário.

O Superintendente da Fecoagro, Tarcísio Minetto, afirma que isso é fundamental porque dá condição do armazenador, que são as cooperativas, os cerealistas ou o setor moageiro, estocar o trigo gaúcho sem ter que pagar mais caro para internalizar um trigo importado.

A Companhia de Silos e Armazéns também irá oferecer estruturas para a armazenagem de até 200 mil toneladas de grãos para as principais regiões produtoras. Segundo o Diretor da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS, Sérgio Miranda, essas medidas de apoio a armazenagem são fundamentais e os armazéns públicos podendo receber produto estarão ajudando.

Por: Kellen Severo, Cristiane Viegas e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário