DA REDAÇÃO: Até o final do mês, parte dos recursos do seguro rural devem ser liberados às seguradoras

Publicado em 19/09/2013 13:09 e atualizado em 19/09/2013 19:23
Seguro Rural: R$ 400 milhões dos R$ 700 milhões divulgados pelo governo no Plano Safra 2013/14 para o programa subvenção do seguro deverão ser repassados para as segurados até o final deste mês. Liberação do restante dos recursos depende da aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados. Áreas com riscos climáticos têm o seguro obrigatório e é o caso de estados como PR, RS, MT e GO.

A obrigatoriedade do seguro rural para propriedades localizadas em áreas de risco climático foi discutida na Câmara Temática do Ministério da Agricultura e a resolução do Conselho Monetário Nacional começa a valer no dia 1 de julho de 2014. De acordo com a Federação Nacional das Seguradoras, apenas 10% das propriedades brasileiras estão cobertas contra prejuízos causados por fenômenos da natureza.

A resolução torna obrigatório o seguro rural para o crédito de custeio com financiamentos subsidiados pelo governo federal em áreas que fazem parte do zoneamento agrícola de riscos climáticos e, desde que foi anunciado em junho deste ano, o tema tem gerado polêmica entre as seguradoras e dúvidas que foram esclarecidas durante a reunião.

O primeiro impacto das seguradoras foi em relação a terem ou não condições de fazer a regulação dos sinistros, mas se imagina que elas conseguirão realizar isso. Para o Presidente da Câmara Temática que discute o assunto, José Américo Peón de Sá, a resolução não tornará o processo de aquisição de crédito ainda mais burocrático.

O seguro rural foi criado para proteger o agricultor de eventos climáticos que provoquem perdas nas lavouras e o governo federal concede a subvenção do prêmio que varia de acordo com a classificação de risco da região. Atualmente, as áreas prioritárias são Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e oeste da Bahia (BA), onde os produtores recebem 60% de subvenção.

Segundo o Ministério da Agricultura, 400 milhões de reais dos 700 milhões de reais anunciados no Plano Safra 2013/14 para o programa de subvenção do seguro rural devem ser repassados para as seguradoras até o final deste mês, já a liberação do restante dos recursos depende ainda da aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo, Andrea Parise e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário