DA REDAÇÃO: Com chuvas no Meio-Oeste dos EUA, soja opera em baixa na CBOT

Publicado em 19/09/2013 13:30 e atualizado em 19/09/2013 16:04
Chicago: Chuvas em boa parte do meio-oeste americano ajudam na produtividade da soja e seguram a colheita de milho, o que pressiona cotações da oleaginosa e seguram os do cereal. Mercado começa também a absorver o anúncio do FED de manter o estímulo à economia americana.

Nesta quinta-feira (19), o mercado tenta absorver os efeitos da reunião de ontem (18) do Banco Central dos EUA e a desvalorização do dólar frente às demais moedas, o que ajuda algumas commodities.

Porém, hoje (19) chove em boa parte do Meio-Oeste norte-americano, o que colabora com as lavouras de soja, mas segura a colheita do milho e por isso há uma pressão mais forte na soja e algum suporte no mercado do milho. Além disso, também houve uma boa exportação de trigo dos EUA, o que faz o preço do grão subir até 15 pontos nesta quinta-feira (19) e dá ainda uma sustentação ao milho.

No mercado interno, há o efeito dessa nova taxa de câmbio mais valorizada sobre os preços de exportação e isso exerce uma pressão no Brasil, principalmente para o milho, que ainda tem muito volume para exportar ao longo do ano.

“A questão agora é saber se a decisão do Banco Central dos EUA irá provocar um efeito realmente positivo para outros mercados, como o brasileiro, que tem um saldo em transação corrente negativo e com um recorde de 78 bilhões de dólares e o Brasil precisa financiar esse déficit em conta corrente. Com isso, essa decisão do Banco Central dos EUA irá ajudar no fluxo de capitais do mercado brasileiro de forma a reduzir esse déficit entre as transições correntes e, naturalmente, ocorrerá uma acomodação mais forte do câmbio, caso contrário o país não terá muita tranquilidade nessa taxa de câmbio ao longo do ano”, afirma o analista de mercado, Paulo Molinari.

Milho: Até a última segunda-feira (16) apenas 4% da safra norte-americana havia sido colhida, com isso ainda há, pelo menos, 90% de 350 milhões de toneladas que entrarão no mercado internacional nos próximos 45 dias, o que trará o seu efeito para o mercado.

Segundo Molinari, os preços sobem hoje (19) no mercado internacional em função da chuva e do ritmo de colheita lento, mas o problema no Brasil é que os estoques de passagem são muito altos e os produtores têm demorado a realizar a venda da safrinha 2013, que é uma das maiores da história, e em dezembro e janeiro o país precisa dos armazéns limpos para receber uma safra recorde de soja. Com isso, a grande preocupação é que os produtores comecem a fixar o seu milho todos ao mesmo tempo, o que pode trazer pressões acentuadas nas cotações do mercado interno.

Trigo: O Brasil já está participando mais acentuadamente das importações no mercado internacional, uma vez que a safra de trigo do Paraná (PR) não é boa porque sofreu com vários problemas climáticos. Além disso, nesta semana a safra do Rio Grande do Sul (RS) também enfrentou geadas, que trarão perdas, e ainda no próximo final de semana ocorrerá uma chuva forte na região Sul, o que pode acentuar ainda mais os prejuízos nas lavouras de trigo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário