DA REDAÇÃO: Soja é principal cultura econômica do Brasil

Publicado em 20/09/2013 13:37 e atualizado em 20/09/2013 17:28
Política Agrícola: Produção brasileira de soja tem forte tendência de crescimento para a safra 2013/14 e produtores brasileiros deverão contar com uma política agrícola bem definida para a cultura. Mercado internacional aquecido e investimento em tecnologia devem contribuir para evolução da produção nacional.

A produção de soja foi um dos destaques da safra de grãos 2012/13, com mais de 80 milhões de toneladas produzidas.

De acordo com o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, esse resultado já era esperado, uma vez que nos últimos 10 anos houve uma grande tendência de crescimento da produção nacional aliada à incorporação de tecnologias que o setor tem feito, mantendo a produtividade por hectare e aumentando as áreas de plantio e, principalmente, incorporando áreas degradadas de pastagem no Centro-Oeste e Norte do país. Tudo isso também está aliado a uma política agrícola bem definida, seja de crédito ou de comercialização.

Além disso, o mercado internacional está bastante aquecido, dando uma rentabilidade razoável aos produtores. Com esses fatores, hoje a soja é a principal cultura econômica do país e os produtores estão organizados em termos de produtividade e incorporação de novas tecnologias.

Safra 2013/14: Nos dias 25 e 26 de setembro irá ocorrer à abertura oficial do plantio da soja em Sinop (MT). Segundo Geller, o evento é importante porque ajuda a articular o setor inteiro do país, já que, além de fazer o lançamento do plantio da safra 2013/14, há também uma discussão ampla de todo o setor, o que é positivo não só para o Mato Grosso, mas também para todo o Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário