DA REDAÇÃO: Com incidência de geadas e granizo, safra de trigo do RS pode apresentar perdas

Publicado em 23/09/2013 12:59 e atualizado em 23/09/2013 16:43
621 exibições
Clima: Geadas na região de Erechim/RS ocasionaram perdas nas lavouras de trigo e queima de brotação na produção de frutas, como a uva. Chuva, que chegou a volumes de até 220mm, também representa ameaças para os agricultores.

Na semana passada a região de Erechim (RS) foi atingida por geadas e durante o último final de semana ocorreu um grande volume de chuvas, chegando a atingir 220mm em alguns municípios e houve também a incidência de granizo. Isso irá repercutir em perdas nas lavouras, principalmente de trigo, que é a cultura de inverno da região.

O Engenheiro Agrônomo da Emater, Nilton de Souza, afirma que com a incidência da geada já se pode observar que houve queima de brotação nas parreiras e foi recomendado aos agricultores que podem essas partes queimadas para que rebrotem. Na fruticultura, o pêssego, a nectarina e a ameixa estão em fase de formação de frutos e nos locais onde houve a incidência de granizo, ocorreu a queda dos frutos em crescimento. No entanto, a maior perda deve ser na lavoura de trigo, uma vez que onde não houve granizo, o vento forte acamou as lavouras e, em uma primeira análise, cerca de 10% da cultura deve ter sido prejudicada.

Ainda há a previsão de chuvas para a região sul em um período bastante crítico, principalmente em relação às frutíferas e ao trigo. “Estamos no aguardo e conversando com os agricultores para tomar algumas medidas para que o impacto das perdas não seja muito grande”, diz Souza.

No entanto, para as culturas que já estão plantadas não há muito o que fazer. As medidas serão de prevenção para as plantações futuras, como soja e milho, em que os agricultores podem fazer o retardamento do plantio em áreas que poderão ser alagadas ou escalonamento do seu plantio.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário