DA REDAÇÃO: Soja recua na CBOT frente à movimentos técnicos do mercado financeiro

Publicado em 30/09/2013 10:58 e atualizado em 30/09/2013 13:51
Soja: Semana começa com ligeiro recuo em Chicago, com mercado ainda operando de forma técnica. Investidores aguardam pelos números do USDA e sentem peso do mercado financeiro com incertezas, principalmente, sobre economia dos EUA.

Nesta segunda-feira (30), a soja encerrou o pregão eletrônico da Bolsa de Chicago do lado negativo com pequenas baixas.

Esta semana o mercado da soja está atrelado ao relatório de estoques que o USDA divulga hoje (30), sendo que a maior parte do mercado acredita que haja uma redução nos estoques, uma vez que o ritmo das exportações norte-americanas está acima das projeções.

De acordo com o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, essa leve queda que a bolsa vem apresentando está mais atrelada a movimentos técnicos do mercado financeiro do que aos próprios fundamentos da soja: “O mercado financeiro está atrelado a situação dos EUA, em que o governo tem tido dificuldade para aumentar o endividamento do país e isso fez as bolsas caírem na Ásia e na Europa”.

Os estoques dos EUA estão estimados por analistas em torno de 3,4 milhões de toneladas, sendo que esse número provavelmente é o mais baixo desde 1977 e o país tem uma demanda próxima a 45 milhões de toneladas, ou seja, esses estoques não representam mais de 20 dias de consumo norte-americano.

Brandalizze afirma que há 4 anos os estoques giravam entre 10 e 15 milhões de toneladas em anos em que os EUA produzia de 70 a 80 milhões de toneladas. Com isso, normalmente os estoques seriam 3 vezes maior do que atualmente, mesmo com um volume de produção de 5 a 10 milhões de toneladas a menos: “Os EUA não consegue recuperar os seus estoques porque a produção vem abaixo da demanda e da exportação e este ano a expectativa é que isso não mude”.

Com os estoques norte-americanos baixos, os dados irão mostrar que em pouco tempo o país não terá mais soja para exportar e os compradores terão que buscar produto em outros lugares, como na América do Sul, o que seria um fator positivo para a demanda no Brasil.

O produtor brasileiro está em uma situação confortável, com cerca de 40% da safra nova já comercializada. Nesse momento, ele realiza o plantio e aguarda  a viabilidade da sua safra para depois voltar a comercializar. Para a safra velha existem volumes pequenos para vendas na faixa de 7% ou menos, ou seja, é pouca soja até a entrada da safra nova, com isso esse produto tende a ser mais valorizado no mercado interno, mas o produtor não vem negociando porque aguarda a definição da safra norte-americana, que ainda pode trazer fatores positivos.

Milho: Nesta segunda-feira (30), o grão fechou o pregão eletrônico da Bolsa de Chicago com pequena altas. Segundo Brandalizze, o milho está fazendo algumas correções para cima porque os níveis que ele vinha trabalhando, na faixa de US$ 4,5/bushel são considerados baixos para os produtores norte-americanos, ou seja, a pressão de venda está diminuindo, com menos oferta de contratos de produtores, sinalizando que há menos oferta de produto físico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário