DA REDAÇÃO: Em Laranjeiras do Sul (PR), 173 famílias podem perder terras para índios

Publicado em 01/10/2013 13:17 e atualizado em 01/10/2013 20:11
Questão Indígena: 11% da área de Laranjeiras do Sul/PR é destinada à produção agrícola. Apreensivos com os processos de demarcação, investidores se afastam e propriedades rurais vem se deteriorando. Há proprietários locais com escrituras de mais de 80 anos.

Em Laranjeiras do Sul (PR), 173 famílias de pequenos e médios agricultores estão ameaçadas de perderem as suas terras para índios, sendo que na região nunca existiu índios anteriormente e os produtores possuem escrituras públicas das suas propriedades há 80 anos.

No entanto, em 1996 alguns indígenas invadiram uma fazenda e, posteriormente, uma antropóloga da Funai fez um levantamento sem o acompanhamento de nenhum proprietário, constatando que havia um cemitério indígena no local. Com isso, inicialmente 400 alqueires foram demarcados como terras indígenas e depois essa área atingiu 7,3 mil alqueires, o que equivale a 11% da produção do município.

11 famílias de assentados já foram retiradas do local pelo Incra e todos os demais entraram na justiça contra as demarcações. 2 proprietários conseguiram sentenças favoráveis, mas o processo ainda precisa passar por outras estâncias.

A produtora rural da região, Rosecleia Seguro, afirma que no momento a situação é pacífica, mas os agricultores têm medo porque acompanham o que acontece em todo o país: “Vivemos uma insegurança muito grande e as propriedades estão se deteriorando porque as pessoas têm medo de investir e perder”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

    Bom dia.

    Caros amigos o Brasil tomou um destino político em que parece não ter volta. O governo age como quer do jeito que quer, e não há mais oposição, nem justiça que vá contra suas ações de terror.Será que algum político ainda chama isso de democracia??? Ou já tomaram conciencia de que é realmente uma ditadura comunista???

    0