DA REDAÇÃO: Produtores do RS apelam por solução para questão indígena

Publicado em 02/10/2013 19:11
440 exibições
Índios fazem invasões e fecham estradas em todo o País para impedir votação da PEC 215. No noroeste do Rio Grande do Sul, 20 municípios estão ameaçados por novas invasões indígenas, violentas, como a que acontece em Sanaduva (RS). Kaingangues dão ultimato ao Governo até o dia 5. Depois prometem fazer "demarcações" por conta própria.

Nesta quarta-feira (2), índios fazem mobilizações pelo país para impedir a votação da PEC 215. Na Bahia (BA) e em Santa Catarina (SC) estradas foram paralisadas e 2 mil índios também tomaram a Praça dos Três Poderes em Brasília (DF) e ainda ameaçam invadir o Congresso Nacional.

Na região de Getúlio Vargas (RS), mais de 20 municípios estão ameaçados por novas invasões indígenas em um local em que existem propriedades rurais desde 1905. “Os índios querem desestruturar a sociedade e a cadeia produtiva, com isso todo o ordenamento jurídico do país está acabando e o homem do campo vive uma situação desesperadora de total intranquilidade”, afirma o Presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Leandro Munaretto Granella.

Os produtores do RS têm se articulado realizando movimentos regionais e locais e sentem a necessidade urgente de uma união nacional em prol de um objetivo para acabar com o problema indígena no estado. Granella faz um apelo a Presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, para que tome a coordenação disso e busque uma solução.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário

  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Companheiro Leandro Munaretto Granella, Presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, apelar para a Presidente da CNA (nossa entidade representativa maior) Senadora Kátia Abreu, seria a mesma coisa que chover no molhado ou desse mato não sai coelho

    0