DA REDAÇÃO: Trigo - Mesmo com problemas climáticos, RS espera produção de 2,5 milhões de toneladas

Publicado em 03/10/2013 09:31 e atualizado em 03/10/2013 14:28
295 exibições
Trigo: No RS, apesar das chuvas, granizo, geadas e ventos fortes, a expectativa de rendimento das lavouras do cereal é positiva, segundo a Emater. A estimativa é que sejam colhidos em torno de 2.500 quilos de trigo por hectare no estado.

No Rio Grande do Sul (RS), as lavouras de trigo enfrentaram diversos problemas com o clima, como chuvas, ventos fortes, granizo e geadas. No entanto, a expectativa de rendimento da safra ainda é favorável, com cerca de 2.500Kg por hectare.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS, Ataídes Jacobsen, ainda não se tem uma perfeita avaliação dos possíveis danos causados nas lavouras, uma vez que a ocorrência de geadas, por exemplo, depende do estágio de desenvolvimento do trigo para provocar um prejuízo maior ou menor ou nenhum prejuízo: “Em algumas áreas, em função da altitude e posição da lavoura, isso aconteceu, mas no geral ainda temos boas expectativas”.

As lavouras do RS ainda dependem do clima nos próximos dias considerando que todo o trigo estará na fase reprodutiva e já iniciando a colheita na semana que vem. Com isso, é seguro que ocorreram problemas nas lavouras, mas ainda espera-se atingir uma produção de 2,5 milhões de toneladas.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário