DA REDAÇÃO: Produtores se manifestam contra questão indígena na RS-324

Publicado em 04/10/2013 12:58 e atualizado em 04/10/2013 16:41
Questão Indígena: Produtores fazem manifestação na RS-324 contra a continuidade dos processos de demarcação de terras no estado. Pedidos de reintegração de posse vencem amanhã e proprietários das terras, com escrituras de mais de 115 anos, ainda não têm decisão definitiva da Justiça.

Nesta sexta-feira (4), produtores fazem uma manifestação na RS-324 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a questão indígena.

Essa é a segunda manifestação no mesmo local para tentar sensibilizar a Funai e o Ministério Público Federal para que ocorra de fato a reintegração de posse das propriedades invadidas, a qual vence amanhã (5). No entanto, segundo o Vice-Presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo (RS), Jair Dutra Rodrigues, como a Funai e o Ministério recorreram, é provável que esse prazo esteja estendido: “Nós estamos apoiando os produtores da região e nos manifestando para mostrar para as pessoas que transitam na rodovia que somos os verdadeiros proprietários”.

Alguns produtores da região possuem as escrituras das propriedades há mais de 115 anos e um laudo antropológico realizado em 2005 prova que existiram índios no local, mas eles eram funcionários de fazendeiros e não proprietários. Com isso, Rodrigues afirma que os agricultores querem que o marco temporal da Constituição Federal seja respeitado.

O governo do estado do Rio Grande do Sul (RS) não está participando de todo esse problema e não auxilia nem índios, nem produtores rurais, esperando que a Polícia Federal tome uma atitude. Rodrigues diz que a recomendação aos agricultores é que não enfrentem os índios, porém o conflito é iminente na região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário