DA REDAÇÃO: Em Getúlio Vargas (RS), índios ocupam área de mais de 4 mil hectares

Publicado em 07/10/2013 13:28
595 exibições
Questão Indígena: Em Getúlio Vargas (RS), área invadida pelos índios levou à depressão e suicídio de um produtor rural. Processo de demarcação de terras -- que deverá atingir 4 mil hectares de pequenos produtores -- continua no Estado gaúcho, sem previsão de solução.

Em Getúlio Vargas (RS), desde 2003 cerca de 60 índios foram implantados na região com o argumento de que o local seria desapropriado. Há 10 anos a área ocupada era de 223 hectares e hoje já alcança 4.230 hectares, onde os índios caçam antas.

O produtor rural, Ademir Maskoski, possui uma propriedade de 20 hectares na região onde são cultivadas diversas culturas, como soja, milho e erva mate. Em 2006, 3 anos após a implantação dos índios no local, o pai de Ademir, inconformado com a situação, entrou em depressão e se suicidou, deixando a esposa, um filho de 1 ano e a mãe de 87 anos. Ademir afirma que o clima na região é tenso e todos os produtores estão desesperados sem saber o que fazer.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

2 comentários

  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    ATE QUANDO O SETOR PRODUTIVO (TODOS) VAI SUPORTAR ESTA SITUAÇÃO , OS ÍNDIOS INVADIRAM E CONTINUAM INVADINDO E AGORA ESTÃO QUESTIONANDO A SOCIEDADE (CASCAVEL PR) PARA QUE SEJA CONSTRUIDO UMA CASA DE PASSAGEM NO MUNICIPIO . ONDE ESTA A FUNAI AS ONGS QUE DEFENDEM QUE ELES PRECISAM DE TERRAS , O QUE ESTES VÃO FAZER NA GRANDE CIDADE . QUEM VAI PAGAR ESTÁ CONTA (VAI SOBRAR P. O PREFEITO ) E VAI TEWR QUE TIRAR DO ORÇAMENTO DE ALGUMA SECRETARIA E AINDA VÃO FALAR MAL DELE . A SOCIEDADE NÃO DEVE PERMITIR ISSO POIS VAI VIRAR UM GRANDE PROBLEMA SOCIAL PARA TODOS . QUE A FUNAI ASSUMA A SUA FUNÇÃO DE VERDADE .

    0
  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Quando será que os idiotas vão se dar conta que os indios já declararam guerra contra os produtores rurais? Será que ninguem leu o que estava escrito nos cartazes que portavam em suas passeatas? Até quando ?,,,,,,,

    0