DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Com chuvas excessivas, plantio da soja está atrasado em Londrina (PR)

Publicado em 07/10/2013 13:49 e atualizado em 07/10/2013 16:35
429 exibições
Safra 2013/14: Em Londrina (PR), o plantio da soja está atrasado devido às chuvas excessivas. Alguns produtores já se arriscaram, mas a estimativa é que o plantio efetivo tenha início a partir do dia 15 de outubro. A Helicoverpa também é uma das preocupações dos produtores.

Em Londrina (PR), a semeadura da soja está atrasada em função do excesso de chuvas. Parte dos agricultores ainda não realizou a dessecação da área. Alguns produtores até arriscaram iniciar o plantio, mas a expectativa é que o cultivo efetivo da oleaginosa comece a partir do dia 15 de outubro.

Nesta safra, a estimativa é que a área cultivada com soja no estado apresente um crescimento em torno de 20 mil hectares. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Londrina, Narciso Pissinati, os produtores estão investindo na semeadura do grão para aumentar a produção paranaense e garantir uma boa rentabilidade.

“Esse ano não iremos nem fazer a rotação das áreas cultivadas, já que a outra opção seria o milho. E como vimos com a grande safrinha no MT, os preços estão mais baixos, então cai por terra essa prática que nós costumamos adotar no estado”, explica Pissinati. 

Por outro lado, assim como em outras regiões no país, os produtores da região seguem atentos ao ataque da helicoverpa nas lavouras. A lentidão na liberação de novos produtos para combater a praga também preocupa os agricultores do Paraná.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário