DA REDAÇÃO: Produtores do oeste de SC também sofrem com questão indígena

Publicado em 08/10/2013 14:22 e atualizado em 08/10/2013 16:15
Questão Indígena: Demarcação de terras gera insegurança no oeste de Santa Catarina. Pequenas propriedades são ameaçadas pelas demarcações que pretendem corrigir os erros do passado cometendo injustiças sem direito a indenização.

A questão indígena gera bastante insegurança em todo o oeste de Santa Catarina (SC). Essa é uma região formada por pequenas propriedades, com uma média de 20 hectares por fazenda e a questão indígena é extremamente preocupante.

O Diretor do Sindicato Rural de Chapecó (SC), Ricardo Lunarti, afirma que com o intuito de corrigir uma injustiça feita com os indígenas no passado, isso gera outra injustiça ainda pior: “Assim como em outras regiões do país, aqui nós temos propriedades com escrituras seculares que estão sendo desapropriadas e sem direito a indenização, a não ser pelas benfeitorias”.

Na região há um modelo fundiário diferente do Norte do Brasil, com isso qualquer movimento realizado para criação de reservas indígenas afeta muitas famílias, o que tem um impacto social e econômico no município que é dependente da produção agrícola.

“Nas aldeias que já foram criadas na região há um favelamento rural e, se não fosse o apoio da prefeitura municipal que vai além da sua competência, a situação seria ainda pior porque os indígenas ficam aqui com o argumento de que irão viver da caça e da pesca, mas isso não ocorre e muitos índios trabalham em frigoríficos, o que prova que eles querem ter qualidade de vida assim como qualquer outro cidadão brasileiro”, diz Lunarti.

Os índios são usados como massa de manobra, atravancando o progresso do país, sendo que cerca de 15% do território brasileiro já é ocupado por reservas indígenas e eles ainda querem chegar a 25%, o que está impactando na capacidade produtiva do Brasil que é fundamental para o mundo todo.

No entanto, o progresso está avançando, mas existe o gargalo da questão logística em todo o país. Segundo Lunarti, para a indústria brasileira ser competitiva como as de outros países, ela necessita de infraestrutura, uma vez que se a indústria não possuir capacidade produtiva isso também irá refletir nos produtores rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário