DA REDAÇÃO: Oeste do Paraná já realizou cerca de 20% do plantio de soja

Publicado em 09/10/2013 13:36 e atualizado em 09/10/2013 15:25
Soja: Mercado internacional opera com informações não oficiais, e por isso caminha de lado, ainda na defensiva. Porém, no Brasil, preços permanecem altos com ajuda dos altos prêmios pagos nos portos e também pela firme demanda por parte da indústria local.

No oeste do Paraná (PR), o plantio da soja avançou bastante e o estado já semeou cerca de 18% a 20%. As condições de umidade do solo são boas e há mais chuvas previstas a partir deste final de semana, o que favorece as condições de plantio. Já as regiões central e sul do PR plantam um pouco mais tarde, ou seja, o avanço da semeadura se dá mais nas regiões oeste e norte nesse momento, que são as primeiras a plantar e a terminar a lavoura.

No mercado interno, segundo Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, os preços estão muito bons e com prêmios bastante altos, sobretudo os pagos pela indústria em relação aos lotes remanescentes de safra velha. No PR, o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do estado indica que ainda há 10% de soja da safra velha para se comercializar, o que equivale a cerca de 1,6 milhões de toneladas.

A nível de Brasil ainda há em torno de 8% de soja para ser comercializada, o equivalente a  5 ou 6 milhões de toneladas. Já para a safra nova há o impacto da queda dos preços na Bolsa de Chicago e a acomodação do câmbio, o que fez o preços recuarem nos portos de 70 reais para cerca de 61 reais.

Mercado Internacional: Sem as informações do USDA, o mercado levanta informações não oficiais, como a expectativa sobre o relatório de outubro, que o Departamento de Agricultura dos EUA iria divulgar na próxima sexta-feira (11), e deverá ser postergado em razão da paralisação parcial do governo norte-americano.

Porém, Motter afirma que o mercado espera uma safra de soja próxima a 86 milhões de toneladas e uma produção de 352 milhões de toneladas para o milho, números um pouco acima do que o governo norte-americano divulgou, tanto para soja, quanto para o milho, no relatório de setembro.

“O relatório de outubro é muito importante porque como toda a evolução da safra atrasou, ele é o primeiro que começa a balizar com eficiência o quanto será produzido nos EUA, mas o mercado não terá esses números, assim como os dados de avanço da colheita, índices de produtividade e exportação”, diz Motter.

Nesta quarta-feira (9), houve uma grande exportação de milho para a China da ordem de 420 mil toneladas, o que é um grande impacto apenas para um 1 dia de exportação. No trigo também tem ocorrido grandes exportações, enquanto as exportações de soja estão baixas, mas é um produto cujas exportações já andaram muito bem para essa época do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário