DA REDAÇÃO: Questão Indígena - Produtores do sul da Bahia não querem vender suas terras para o governo

Publicado em 14/10/2013 13:26 e atualizado em 14/10/2013 16:50
351 exibições
Questão Indígena: No sul da Bahia, situação de insegurança continua. Produtores não querem deixar propriedades, porém, invasões e ordens judiciais já expulsaram várias famílias, que têm morado na rua. Alguns representantes do setor produtivo se organizam para ocupar uma reserva indígena e produzir. Situação fica mais crítica a cada dia.

No próximo dia 25, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará em Buerarema (BA) e deve apresentar aos agricultores a proposta de comprar as suas terras para dar aos índios.

No entanto, os produtores não querem vender as suas propriedades, uma vez que eles vivem da agricultura familiar e muitos deles não teriam condições para viver na cidade porque só sabem trabalhar com a produção de alimentos.

“A situação continua bastante tensa aqui, principalmente com essa hipótese de que o governo quer comprar as terras e tirar os agricultores do campo, mas nós não estamos com a disposição de vender as nossas propriedades”, afirma Abiel da Silva Santos, Diretor Financeiro da Associação de Produtores de Ilhéus e Região.

Alguns agricultores de Buerarema, que foram expulsos violentamente das suas propriedades por supostos índios, estão se organizando para invadir uma reserva indígena esta semana com o objetivo de produzir no local, o que deixa a situação no sul da Bahia cada vez mais preocupante.

Estima-se que mais de 100 famílias já foram expulsas das suas propriedades na região e, nesse momento, vivem na rua ou com o apoio de familiares.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário