DA REDAÇÃO: preço do café arábica riado está abaixo do café robusta

Publicado em 15/10/2013 19:21 e atualizado em 15/10/2013 22:05
1016 exibições
Café: O valor pago pelo Arábica (riado) caiu drasticamente, ficando abaixo do melhor Robusta. O descompasso dos precos é um fato inédito e mostra a crise da cafeicultura brasileira.

O valor do café arábica mais fraco sempre foi balizado pelo melhor conillon mas nesta safra o preço do arábica (riado) caiu abaixo do melhor conillon. Nesta terça-feira (15), o Cepea divulgou uma tabela mostrando a média de preços do arábica tipo 6 e do conillon tipo 6 durante 1 ano e esses valores vem se estreitando drasticamente.

Há um ano o diferencial de preço entre esses cafés era de R$ 98,40 e no último mês o valor chegou a R$ 37,66 entre um arábica e um robusta de boa qualidade, ou seja, tipo 6 bebida dura -- o que nunca havia acontecido anteriormente com um diferencial tão pequeno.

Segundo Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, esse diferencial sempre existiu pelo gosto do consumidor, que dá preferência para o café arábica, e também pelo custo de produção, o qual foi sempre maior para o arábica do que para o robusta: “Este ano, pela primeira vez na história, o café arábica de bebida fraca vale menos do que o robusta de boa qualidade e quase igual ao robusta de tipo 7 e 8”.

A oferta do arábica este ano foi maior devido a problemas climáticos, com isso o mercado primeiro derrubou os preços do arábica e em setembro diminuiu os preços do café conillon. Daqui para frente, de acordo com Carvalhaes, quem irá direcionar esse mercado será o consumidor, como ocorreu na Europa que, com a crise financeira, os consumidores optaram pelo café mais barato.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário