DA REDAÇÃO: Exportação de produtos com valor agregado aumenta ganho em até 5 vezes

Publicado em 17/10/2013 13:50 e atualizado em 17/10/2013 15:09
Soja: Paraná é referência na venda da oleaginosa com valor agregado, com a comercialização, principalmente, de carne suína e de frangos. Negócios aconteceram em ritmo mais lento na região de Cascavel nos últimos dias somente por conta da falta de referência do USDA para o mercado externo.

A Coopavel tradicionalmente exporta mais para a Europa e produtos com valor agregado, como as carnes. Porém, com a paralisação do governo norte-americano e sem as informações oficiais do USDA, o mercado está um pouco parado e os produtores estão diminuindo as suas vendas, com isso, consequentemente, a cooperativa também diminui as suas vendas para o mercado externo e interno, mas os negócios continuam, apesar do ritmo mais lento.

De acordo com Dilvo Grolli, Presidente da Coopavel, é mais vantajoso exportar produtos com valor agregado, uma vez que o preço na venda de 1 tonelada de soja é de cerca de 500 dólares e 1 tonelada de milho é 270 dólares, enquanto o pagamento pela exportação de 1 tonelada de frango varia de 2.500 a 3 mil dólares, ou seja, o produto com valor agregado vale cerca de 5 vezes mais do que a exportação do grão.

O estado do Paraná (PR) é muito forte na produção e exportação de frango, sendo atualmente o líder nacional na produção e vice-líder na exportação. Dessa maneira, os benefícios da venda de produto com valor agregado ficam na sociedade, com a geração de empregos e impostos e a formação de outras empresas próximas aos frigoríficos, que contribuem com a formação do produto carne, seja na embalagem ou no uniforme. Esse resultado é bastante importante e hoje 70% do faturamento da Coopavel vem de produtos com valor agregado, como a carne de suíno, carne de aves, leite, carne bovina ou até mesmo derivados da soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário