DA REDAÇÃO: Governo autoriza importação de mais 600 toneladas de trigo livres da TEC e deixa produtores indignados

Trigo: Produtores discordam de medida do governo que autoriza mais importação do grão livre da TEC. No início da colheita, produtores acreditam que Brasil não irá ter problema de desabastecimento de grão.
Publicado em 01/11/2013 13:07 | Atualizado em 01/11/2013 15:45

O governo já havia autorizado a importação de 2,7 milhões de toneladas de trigo livres da TEC (Tarifa Externa Comum) e nesta semana, justamente no período da colheita brasileira, a importação de mais 600 mil toneladas também foram autorizadas.

O Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, afirma que os produtores estão perplexos com essa atitude do governo, uma vez que eles escaparam das geadas e das chuvas excessivas para agora viver essa tormenta.

No Rio Grande do Sul (RS), até o momento 20% das lavouras de trigo já foram colhidas e o estado terá a maior produção do país, com 2,6 milhões de toneladas, o que não trará problemas de desabastecimento do grão durante esse período. O Paraná (PR) também ainda possui de 15% a 20% da sua área de trigo para ser colhida.

Com isso, segundo Sperotto, o RS e o PR estão juntos para saber se o governo quer efetivamente buscar autossuficiência ou 80% do consumo interno pata ter propostas sólidas e muito claras para repassar aos produtores: “Nós estamos indignados porque isso desestabiliza a linha de produção de trigo brasileira”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário