DA REDAÇÃO: Projeto para suspender obrigatoriedade do emplacamento de veículos agrícolas tramita no Senado

Projeto suspende a obrigatoriedade do emplacamento de veículos agrícolas e empilhadeiras tramita no Senado. A proposta será votada em caráter terminativo pela Comissão da Agricultura, se for aprovada a medida seguirá para a sanção presidencial.
Publicado em 08/11/2013 08:06 | Atualizado em 08/11/2013 12:47

Nesta última quinta-feira (7), o Senado debateu em audiência pública o emplacamento de veículos agrícolas. A determinação de emplacamento passa a vigorar no próximo ano e agora há mudanças na lei.

Duas resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que obrigam o emplacamento de tratores e empilhadeiras e a realização de um pré-cadastro dos veículos ao saírem de fábrica foram prorrogadas pelo Ministério das Cidades. As determinações entram em vigor em dezembro de 2014 e, para se adequar, o agricultor precisará desembolsar 2.500 reais por ano.

Quem infringir as regras terá que pagar uma multa de 191 reais e ainda receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, um projeto para terminar com essa obrigatoriedade já passou pela Câmara dos Deputados e agora está tramitando no Senado. A proposta será votada em caráter terminativo na Comissão de Agricultura e, caso seja aprovada, seguirá direto para a sanção presidencial.

De acordo com a Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), isso equivaleria a retirar uma renda equivalente a 27 bilhões de reais da agricultura brasileira, ou seja, do bolso dos agricultores: “Vamos pedir para que isso seja incluído na pauta de votação da Comissão de Agricultura e, sem dúvida, o Presidente Benedito de Lira o fará com a brevidade possível”.

O autor desse projeto de lei, o Deputado Federal Alceu Moreira (PMDB/RS), espera que a matéria seja aprovada antes do recesso parlamentar que começa no dia 18 de dezembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário