DA REDAÇÃO: Escassez de soja nos EUA será refletida nos preços mais a frente

Publicado em 18/11/2013 12:48 e atualizado em 18/11/2013 14:49
Soja: quase todo o volume a ser exportado pelos EUA na temporada 2013/14 já foi comercializado e preços deverão subir, segundo consultor, para conter a demanda. Movimento de oscilação do mercado é normal para o meio do mês. Brasil e Argentina também venderam um bom volume de soja e produção brasileira deverá ser de ao menos 90 milhões de toneladas para equilibrar a relação de oferta x consumo.

Os EUA já exportou 34 milhões de toneladas de soja dos 39 milhões de toneladas que o país tem para vender na temporada 2013/14, sendo que 22 milhões de toneladas foram exportadas para a China em 2 meses, mesmo volume referente as vendas de todo o ano passado. Ainda existem 5 milhões de toneladas para serem exportadas que ainda não têm destino declarado, mas que também podem ir para a China e esse é o máximo que o país poderia vender para os chineses até agosto de 2014.

Com isso, até agosto do próximo ano os EUA tem 5 milhões de toneladas de vendas a fazer e o Brasil terá que suprir outros destinos que os norte-americanos não conseguirão atender. Nesse momento, o Brasil não tem mais soja e o total das exportações deve ficar em torno de 44 milhões de toneladas, consolidando o país como o maior exportador mundial em 2014.

De acordo com Liones Severo, Consultor de Mercado do SIMConsult, o mercado tem um certa resistência em avançar muito nos preços para que o Brasil não se torne o país que abastecerá o mundo, porém, o produtor brasileiro deve ficar atento porque o cenário levará a escassez de soja nos EUA: “Em 2 meses, quando esgotarem os excedentes norte-americanos devido a demanda aquecida, o valor presente dos preços irá indicar a falta de soja, já que os preços futuros ainda não indicam essa escassez”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário