DA REDAÇÃO: Soja - Com excesso de chuvas, perdas podem ultrapassar 35% em Lucas do Rio Verde (MT); lavouras estão alagadas

Publicado em 24/02/2014 10:05 e atualizado em 24/02/2014 16:18
Safra 2013/14: Em Lucas do Rio Verde (MT), somente em fevereiro, choveu cerca de 2.400 mm. Na soja, perdas podem ultrapassar 35%. Umidade do grão está próxima de 40% e produtores relatam o aparecimento de grãos ardidos. Situação também compromete o plantio da safrinha.

Em Lucas do Rio Verde (MT), as lavouras de soja estão alagadas devido ao excesso de chuvas. Somente no mês de fevereiro, as precipitações ultrapassaram 2.400 mm. As previsões climáticas indicam mais chuvas para os próximos dias. No caso da soja, as perdas podem ultrapassar 35%, porém caso não pare de chover a quebra pode aumentar para 50%.

Segundo o produtor rural do município, Marcelo Lupatini, a oleaginosa está sendo entregue aos armazéns com umidade em torno de 40%, acima do ideal de 18%. “Há muitos grãos ardidos também, a situação é preocupante. Dá para andar de barco dentro da lavoura, há relatos de peixes em lugares longe dos rios”, afirma. 

Por outro lado, a situação afeta o plantio do milho safrinha. Os produtores tinham até o dia 20 de fevereiro para finalizar a semeadura, mas não conseguiram terminar o cultivo do grão. Parte dos agricultores irá arriscar e fazer o plantio fora da janela ideal. Além disso, as plantas que foram cultivadas já apresentam manchas amareladas em função do excesso de chuvas.

Veja abaixo fotos enviadas pelo produtor rural:

Trator na Lavoura

Soja Seca

Barco na Lavoura

Barco na Lavoura 2

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário