DA REDAÇÃO: Indústrias de cana-de-açúcar estão com margens de lucro insuficientes para estimular investimentos

Publicado em 25/03/2014 13:36 e atualizado em 25/03/2014 15:26 1030 exibições
Cana-de-açúcar: Empresária encerra atividades de usina em Jardinópolis (SP). Cerca de 1300 postos de trabalho foram extintos. Crise nas indústrias sucroenergéticas é generalizada e atinge mais de 90% do setor.

Na última quinta-feira (20), a empresária Margarita Luis-Dreyfus esteve na cidade de Sertãozinho (SP) para encerrar as atividades da usina Jardest, localizada na cidade de Jardinópolis. 1300 postos de trabalho foram extintos.

De acordo com João Osvaldo Baggio, presidente da G7 Agrocommodities, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., as indústrias estão com margens de lucro insuficientes para estimular investimentos e para remunerar o capital investido. Este problema, segundo Baggio, não é único e é decorrente da medida de segurar tarifas para o setor por parte do Governo Federal.

Baggio aponta que mais de 90% do setor sucroenergético está em recuperação judicial e que mais de 70 usinas fecharam as portas, atrapalhando o andamento da economia de seus municípios base.

Devido à preocupações com a produção brasileira em decorrência da estiagem no início do ano, o açúcar se encontra bem remunerado no mercado interno e no mercado de Nova York. Em Londres, o preço é baixo em relação aos últimos 3 anos, mas a produção brasileira e a iminência de um reverso climático na Tailândia podem alterar a situação. O presidente lembra que o mercado, atualmente, é o que salva as usinas de entrarem em insolvência total.

Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário