DA REDAÇÃO: Após chuvas intensas, milho safrinha de MT sofre com a seca

Publicado em 28/03/2014 13:08 e atualizado em 28/03/2014 15:56
Clima: Após fortes chuvas, região de Sorriso (MT) encontra outra situação nas áreas agrícolas. Uma seca generalizada faz com que as lavouras de milho, plantadas após a soja, fiquem comprometidas.

Após decretar situação de emergência em 12 municípios por conta das chuvas intensas, o estado de Mato Grosso enfrenta agora uma situação adversa. Agora, quem compromete as lavouras do milho safrinha é a seca, após a soja perder 10% da produtividade por conta dos intensos volumes pluviométricos.

De acordo com Laércio Pedro Lenz, presidente do sindicato rural de Sorriso (MT), o ano apresentou uma situação atípica. A quebra na soja foi menor do que a esperada, mas, se continuar a seca, o milho poderá ter uma quebra ainda maior, uma vez que houve uma redução de área e que o cereal foi plantado fora da janela de plantio ideal devido à demora para colher a soja. Algumas regiões do município estão há três semanas sem chuva.

Cerca de 50% das áreas de milho irão depender da chuva até o final de abril. O milho inicial sofreu com muita chuva e as coberturas de adubação foram atrasadas. A previsão é de que haja uma safra bem menor do que a safra de 2013. Em 2013, houve uma super produção que derrubou os preços. Este ano, com o milho bem valorizado, os produtores não possuem muitos grãos para vender.

Alguns produtores se arriscaram e optaram pela safrinha de soja. Apesar das boas perspectivas de lucratividade, a medida é perigosa, uma vez que muitos técnicos alertam sobre a incidência de pragas e doenças quando se faz o plantio de "soja sobre soja".

Para quem optou pelo feijão, o plantio segue em boas perspectivas, com bons preços, com um aumento em relação ao ano passado. Muitos produtores trabalham com áreas irrigadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário