DA REDAÇÃO: Produtores do Paraná ficam surpresos sobre possível suspensão de defensivos agrícolas utilizados no plantio direto

Publicado em 03/04/2014 14:17 e atualizado em 03/04/2014 16:47
Produtores rurais ficaram surpresos e apreensivos com a possibilidade de suspensão de alguns defensivos agrícolas. Sem princípios ativos como o glifosato, sistemas como o plantio direto poderia ser inviabilizado.

 Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a revisão de nove defensivos agrícolas importantes para o plantio direto. Entre as substâncias está o glifosato, utilizado para o combate de ervas daninhas. O Ministério da Agricultura (MAPA) enviou um parecer técnico alegando que esses defensivos podem ser utilizadas pelos produtores, por não serem prejudiciais à saúde e meio ambiente. De Londrina (PR), o gerente técnico da cooperativa Integrada, Irineu Baptista, comentou sobre o caso e o impacto da medida, que inviabilizaria o plantio direto. 
A notícia surpreendeu os produtores da região, visto que o Paraná é um dos precursores deste tipo de plantio e todos dos produtores de grãos utilizam a técnica. "O plantio direto tende a acabar se não tivermos glifosato ou um bom principio ativo com custo adequado pra controlar as ervas daninhas. Nós vamos ter que retornar ao arado", explica Irineu. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário