DA REDAÇÃO: Cafeicultores do Paraná conseguem boa produtividade e bons preços pelo seu café

Publicado em 03/04/2014 14:18 e atualizado em 03/04/2014 15:50 684 exibições
Café: Produção de café dos pequenos produtores do norte do Paraná não foi afetada pela seca. Com isso, cafeicultores conseguiram bons preços com as altas no mercado internacional.

Enquanto cafeicultores de Minas Gerais vêm seus rendimentos serem reduzidos pela seca prolongada e calor excessivo, a realizada nos cafezais na região norte do Paraná é outra. 

Haroldo Marcos da Rosa, de Pinhalão-PR, explica que os paranaenses estão animados com a boa produção e aproveitamos bons preços. “Em 2013 tivemos um problema com a geada, que castigou cerca de 70% a 80% dos cafezais, só que a produção do Paraná parece que não tem tanta influência sobre os preços... Mesmo com a geada dos preços não mudaram, mas com a estiagem agora em Minas, os preços do café subiram, então quem conseguiu segurar um pouco de café conseguiu um bom preço agora”.

Da Rosa conta que conseguiu vender seu café por R$ 420,00 a saca de 60 kg. “Nós temos uma associação de café especial, que fundamos há 2 anos, e este ano conseguimos exportar de 3 a 4 contêineres de café de primeira... Estamos engrenando nesta associação para tentar alcançar preços melhores para o café”. 

Por:
João Batista e Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário