DA REDAÇÃO: Mapa confirma incidência de vaca louca no MT

Publicado em 25/04/2014 14:11 e atualizado em 25/04/2014 15:45
Brasília: Mapa confirmou que morte do animal por doença neurológica é um caso atípico de vaca louca. O resultado e amostras serão enviados para OIE, na Inglaterra, para uma outra confirmação. Como não houve contaminação e o animal foi incinerado não deve causar grandes problemas para a exportação de carne bovina, diferente do que aconteceu em 2012 em que dez países deixaram de comercializar carne brasileira, depois do caso registrado no Paraná.

O Ministério da Agricultura confirmou que uma vaca de 12 anos, morta por causas neurológicas no Mato Grosso, apresentava um quadro atípico de vaca louca. A vaca, que estava na fila para o abate, se alimentava normalmente a pasto, ingerindo apenas capim e sal mineral, nunca tendo ingerido nenhum alimento que pudesse provocar a doença.

Foram colhidas três amostras do animal. Uma dessas amostras foi encaminhada para a OIE, que pretende fazer um comunicado internacional na próxima quarta-feira (30).

Daniela Castro, repórter do Canal Rural, lembra que a situação difere da ocorrida em 2012, quando o Mapa demorou cerca de 1 ano para confirmar um caso no Paraná. A demora no resultado internacional também fez com que 10 países fechassem as portas para a carne bovina brasileira.

A vaca foi isolada e incinerada, não oferecendo nenhum risco de contaminação.

Defensivos

O Ministério Público não conseguiu barrar a comercialização de outros defensivos, dentre eles o glifosato. A resposta em liminar do juíz José Marcio Silveira da Silva, da 7ª Vara Judicial, nega o pedido de suspensão e mantém a decisão de aguardar uma reavaliação da Anvisa.

Café

Nesta quinta-feira (24), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o reajuste de 15% no preço do café conilon, que passou de R$156,00 para R$180,50 a saca. Segundo o Mapa, o novo preço atende à reinvidicação dos capixabas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sérgio Braga // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Convocamos a consultoria ÔIO VIVO para nos explicar o que significa ´um quadro atípico de vaca louca`, já que a dita-cuja não praticou o canibalismo. Constata-se que os animais não suportam e sempre adoecem quando os preços aumentam. Será ??? abraços

    0